E parece que valeu a pena..... 1º LUGAR!!!!!!!!!
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
O NATAL É O NASCIMENTO DE JESUS.. EM ERMESINDE FOI ASSIM. E POR CÁ????
E parece que valeu a pena..... 1º LUGAR!!!!!!!!!
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
UM PARQUE DE MERENDAS EM CONSTRUÇÃO? - ERVA COM FARTURA JÁ TEM...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
ALGUNS COMPROMISSOS DA CDU NA FREGUESIA DE CERNACHE PARA 2010/2013
1º "......criar parques de estacionamento..."
2º "Continuar a trabalhar junto das entidades de saúde para um melhor atendimento na Freguesia".
3º "Continuar a trabalhar para a extensão dos SMUTC à Freguesia".
4º "Continuar a trabalhar para a criação de um Centro de Dia da rede pública".
Gostaria de vêr aqui alguns comentários e talvez algumas opiniões a estas promessas. Tenho duvidas quanto ao dizer.... Continuar a trabalhar...!! e criar parques de estacionamento...!!
NOTA FINAL:
Gostava de esclarecer que o penúltimo compromisso da CDU, sobre "um espaço internet gratuito", tenho a esclarecer e pelos conhecimentos que tenho de que ele já existe e foi criado na Junta de Freguesia no mandato de 2002/2005 do presidente Fernando Verissimo Tenente.)
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
VILA NOVA DE CERNACHE SEM NÚMEROS DE POLICIA
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
PEDRAS COM HISTÓRIA
O que sofremos por cá nesta vida terrena, dizem os antigos, que é pelos pecados que cometemos nesta vida. De facto não cumprem os 10 Mandamentos. Dois deles, o oitavo e o décimo dizem: “Não roubaras e cobiçarás as coisas alheias””
Verdade ou não e contra factos, não há argumentos, leva-me a escrever sobre a pedra que está "colocada" junto à entrada da Junta de Freguesia de Cernache e que estava há muitos anos, no Cimo do Olival, num lugar, onde sempre esteve.
Regista esta pedra histórica, na sua frente, a data e a feitura de uma feira que menciona este testemunho gravado em baixo relêvo.
O povo ainda se deve lembrar e não deve estar esquecido, que o fizeram em oposição clara ao Executivo de então, arrancando a pedra, tirando-a do seu lugar, numa atitude de “quero, posso e mando” (tipo ocupação selvagem doutros tempos), trouxeram-na em uma empilhadora sem autorização das autoridades, embora a Junta publicasse este acto leviano, no boletim informativo, e reprovasse o abuso destes “profetas” em mexer na coisa pública que é de todos nós, sem autorização fosse de quem fosse.
De Santos, não têm nada, pois deviam era fazer como o Profeta Maomé fez; Deviam trazê-la às costas ou nas mãos. Mas era muito pesada, como pesada devem estar as suas consciências perante o povo e as pessoas de Freguesia. É vergonhoso mexer em marcos da nossa identidade e história e adulterar o seu significado genuíno, e é pérfido e imprudente que estas realidades aconteçam nesta Freguesia.
Leva-nos a pensar: Será o seu ex-libris? O seu troféu? O seu amuleto?
Não acho explicação para esta falta de reflexão, perante todos nós que respeitamos o que é de todos e vivemos numa sociedade civil e supostamente civilizada, embora me pareça, que de vez em quando, apareçam uns “falsos profetas” prometendo “maná” e mostrem o seu “troféu” negligenciada junto a um lugar que é de toda a freguesia.
Simplesmente ridículo, quando existem responsáveis que entendem melhor do que eu, sobre a nossa história, e o valor de “certas pedras” que servem para nos “guiar” contra os incultos e marcam a sua presença e história com o significado desta.
Vale sempre a pena reparar e obviamente colocar as coisas no seu devido lugar. Resta-nos a nós, pessoas de verdade, esperar e não esquecer.
“Vale sempre a pena, quando a alma não é pequena.”
terça-feira, 24 de novembro de 2009
OUTROS MEIOS, O MESMO CAMINHO,VONTADES DIFERENTES
"Banco Alimentar contra a fome"
São assim recuperados produtos alimentares que, de outro modo, teriam como destino provável a destruição.
Em 2008, os 14 Bancos Alimentares Contra a Fome operacionais distribuíram um total de 17 500 toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado superior a 27 352 milhões de euros), ou seja, um movimento médio de 69,4 toneladas por dia útil.
Em 1992, nasceu em Portugal o primeiro Banco Alimentar Contra a Fome seguindo o modelo dos "Food Banks" norte americanos, na altura já implantado na Europa, nomeadamente em França e na Bélgica.
Estão actualmente em actividade no território nacional 15 Bancos Alimentares, congregados na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com o objectivo comum de ajudar as pessoas carenciadas, pela doação e partilha.
Existem 282 Bancos Alimentares operacionais na Europa, que em 2008 distribuíram 294 500 toneladas de produtos a 4,5 milhões de pessoas, através de 27 000 associações."
1 de Junho de 2009 09:04
"IN agência lusa"
Bem gostaria de vêr a nossa Junta, envolvida e a tomar esta iniciativa, pois tem possibilidades de o fazer e resolver esta lacuna de âmbito social, e que está ao seu alcance, de ajudar através do B.A. na partilha e no apoio alimentar aos carênciados (que já existem) nesta freguesia de Cernache.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
VILA POUCA DE CERNACHE. TERRA ESQUECIDA
sábado, 14 de novembro de 2009
A LOCALIDADE DE CASCONHA, DA FREGUESIA DE CERNACHE, SEM NÚMERO NAS PORTAS. ATÉ QUANDO?
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
COLOCAÇÃO DE LÂMPADA
sábado, 7 de novembro de 2009
Município de Oeiras e Ansião aderem ao Projecto ‘A Minha Rua’
Este projecto de participação cívica está disponível a partir do Portal do Cidadão e permite o envolvimento do cidadão na gestão da sua rua ou bairro, comunicando as mais variadas situações relativas a espaços públicos (iluminação, jardins, veículos abandonados, etc.) e sugerindo melhorias directamente à respectiva Câmara Municipal.
Com fotografia ou apenas em texto, todos os relatos são encaminhados para a autarquia seleccionada. A plataforma permite, ainda, consultar a evolução do tratamento dado ao caso, pelo que o cidadão é informado através de e-mail assim que a situação fica resolvida".http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/noticias/11_2009/NEWS_municipio+de+oeiras+adere+ao+projecto+_a+minha+rua_.htm
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
ABRIGO OU DESABRIGO?
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
O LIVRO A ÁLVARO ANES E O SEU MONUMENTO
O Executivo anterior, colocou as letras que faltavam, nas vésperas de eleições, no Monumento, mas continuam por colocar as bandeiras nos mastros na rotunda a Álvaro Anes de Cernache, junto ao Colégio. Não fôsse este Herói Nacional, porta bandeira da Batalha de Aljubarrota e seria caricato nem uma bandeira ter neste Monumento!!. Se fôsse eu, que não nasci cá, já lá estavam.
Como mostra a foto, mais uma vez o monumento foi vítima no dia 01 de Novembro deste ano (dia das bruxas) de mais um acto de vandalismo puro, sujando-o deliberadamente. Se calhar sãos os mesmos "municipes" que fizeram o mesmo, no mesmo dia, à anos atrás e que também queimaram os contentores junto à Junta. Lembram-se?.São coincidências demais. Precisamos de arrumar melhor a "NOSSA" sala de visitas e defender o que é "NOSSO".
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
ABRIGO DE CERNACHE PARA COIMBRA, CONTINUA SEM OS VIDROS DE PROTECÇÃO
sábado, 31 de outubro de 2009
CEMITÉRIO PAROQUIAL DE CERNACHE
Assim como quando eu acho mal, critico, dôa a quem doer, pois este blog não é para dar "graxa" a ninguém, (muito menos, ao Executivo CDU) é para apontar erros, também quando tenho que dar noticias positivas e boas como estas, também o faço sem qualquer problema.
Aqui fica o meu registo, do cemitério estar bem tratado, só pecando pela falta de civismo das pessoas (habituais) que ali vão e não respeitarem o lugar em si com silêncio e respeito. São sempre as mesmas, mas sobre isto, a Junta não tem, como é lógico, culpa. Talvez um aviso/edital escrito e afixado no placard da entrada do cemitério a relembrar que aquele lugar, é de reflexão, de silêncio e de respeito e não um lugar de falar alto para não dizer mais nada. Ao novo Executivo este meu agradecimento, em verificar que o cemitério estava bem apresentado, como eu o gostava de vêr sempre assim.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Para o progresso da Freguesia de Cernache
Espero que após o dia da tomada de posse dos novos autarcas, (no dia 30 de Outubro de 2009) o PS e PSD, em especial em Cernache, sejam capazes de se unirem em pról do que realmente é importante.
Confraria do Caracol em Cernache
Também nesta Cernache, mas dos alhos e das cebolas, se poderia criar a Confraria, sei lá da borôa de milho ou tôrta, da chanfana, etc. etc. do tempo da minha avó. Sei lá!.Temos muitas coisas aqui que nos unem e não nos afastam.
Do blog de Cernache do Bonjardim,(http://www.pinhaldigital.com/200907111620/Economia-e-Negocios/confraria-do-caracol-em-cernache.html):
"Está oficialmente criada a Confraria do Caracol, que vai ter sede em Matos do Pampilhal, Cernache do Bonjardim. Este é um projecto pensado há três anos, por Belmiro Domingos, mas só agora materializado. A escritura também está feita e já há estatutos.
Neste momento estão a ser criadas as fardas, uma vez que a cerimónia de entronização acontece no dia 19 de Julho, a partir das 11h30, na igreja do Seminário das Missões, em Cernache.
A Confraria, única dedicada ao caracol em Portugal, tem como objectivos defender o caracol, prestigiar a helicicultura e a sua gastronomia.
O grão-mestre da confraria será nomeado no dia da entronização. Os outros órgãos serão encontrados mais tarde.
O patrono da confraria é São Nuno Álvares Pereira. A confraria madrinha é a Confraria do Azeite do Fundão. Belmiro Domingos justifica que algumas receitas de caracol, nomeadamente frito e à pescador levam azeite na sua confecção, logo a Confraria do Caracol e a do Azeite “casam” muito bem.
As confrarias convidadas são a Confraria das Ortigas (Fornos de Algodres), Confraria dos Nabos (Mira), Confraria das Saínhas (Vagos, Aveiro) e Confraria do Maranho (Sertã). Na cerimónia vai estar ainda o Grupo Polifónico de Calvão (Vagos), bem como outras individualidades e convidados.
Faz também parte da cerimónia uma romagem até à estátua de São Nuno, onde será cantado o Hino Nacional. O grupo segue em desfile desde o Clube Bonjardim até à estátua.
A confraria já tem 24 sócios efectivos (com direito a farda). Em breve terá sócios honorários (com um estatuto diferente).
No dia da entronização são esperadas muitas pessoas em Cernache. Do Porto vem um autocarro com apreciadores de caracol, que aproveitam para dar uma volta pela região e conhecer os pontos turísticos. É que como diz Belmiro Domingos, a Confraria tem também como objectivo dar a conhecer as potencialidades paisagísticas e gastronómicas da região e atrair visitantes.
Feira do Caracol traz 12 receitas
Cernache do Bonjardim recebe de 10 a 26 de Julho a 4ª edição da Feira do Caracol gastronómica, que acontece no exterior do Clube Bonjardim. Trata-se de um evento único no país.
Caracol tradicional cozido (pequeno), caracol à Dom Nuno Álvares Pereira, caracoleta à helicultor, omeleta de caracol, fondue de caracol, escargot à francesa, caracol à pescador, caracol com caril, sopa de caracol e caracol frito são as 12 receitas que o visitante poderá degustar, todas elas criados por Belmiro Domingos, mentor da feira, que refere que o caracol já está enraizado em Cernache e tem perspectivas de ser ainda mais consumido na região, que é também um objectivo da feira, a maior realizada no pais dedicada ao caracol. Durante 16 dias passam pelo local milhares de pessoas, que se maravilham com as 12 receitas de caracol com que Belmiro prenda os clientes. O caracol é confeccionado no momento, sempre acompanhado pela cerveja fresquinha.
Belmiro Domingos tem percorrido o país a realizar feiras do caracol. Este ano já esteve em Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Covilhã e agora Cernache. Segue-se Figueiró dos Vinhos, Covilhã, Viseu, Porto e Barcelona. Em Barcelona vai participar, durante dois fim-de-semana numa feira do caracol. É a primeira vez que leva a feira do caracol para fora do país.
O projecto das feiras do caracol iniciou-se há 20 anos. Belmiro Nunes é o único no país a levar a cabo um evento destes, de forma itinerante, ou seja, percorre o país numa velhinha carrinha, realizando feiras aqui e ali.
“Há cinco anos apostei forte na divulgação do caracol e tem sido um sucesso”, salienta, acrescentando que este é um trabalho que exige muita transpiração e paixão. Refira-se que Belmiro é um estudioso do caracol, quer no aspecto da sua criação(helicicultura) quer da sua confecção. Tem lido tudo o que encontra sobre o caracol.
A Feira do Caracol de Cernache resulta de uma parceria entre Belmiro Domingos e o Clube Bonjardim".
terça-feira, 27 de outubro de 2009
PSD renova site: web social chega finalmente aos partidos
O site do PSD surgiu totalmente renovado na semana passada. E para muito melhor, devo dizer. Em todos os aspectos. Foi um salto quântico e tanto mais surpreendente que passou despercebido à maioria. Um take da Lusa dá conta das boas intenções da líder do partido, nomeadamente a sua “genuína vontade de partilharmos a liberdade e a controvérsia, considerando que esse é um dos grandes contributos sociais da Internet“.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
PASTELARIA "O MOLEIRINHO" EM CERNACHE - COMEMORA O SEU 1º ANIVERSÁRIO NESTE DOMINGO - DIA 25 DE OUTUBRO DE 2009

A Padaria/Pastelaria "O Moleirinho", situado na rua da Mesura em Cernache nº 8 3040-771, (telef.239 946 668), junto ao Colégio e Rotunda Álvaro Anes de Cernache, comemora já neste Domingo dia 25 de Outubro de 2009 o seu 1º aniversário com um programa aliciante.PSD - Ferreira leite só convoca directas depois do orçamento
Manuela Ferreira Leite garantiu ontem ao Conselho Nacional que vai convocar eleições internas para a liderança do partido após a discussão do Orçamento do Estado para 2010, que deverá decorrer no primeiro trimestre do próximo ano.
O seu principal adversário e único candidato assumido à liderança falou logo a seguir e advertiu a direcção social-democrata que vai esperar pela marcação das directas. Pedro Passos Coelho deixou ainda subentendido que o processo de renovação de via ser mais rápido ao disparar com o "o pior cego é o que não quer ver". À hora do fecho desta edição, o conselheiro nacional ainda discursava e já uma bateria de inscrições para novas intervenções aguardava na mesa daquele órgão. Mas poucos membros da Comissão Política Nacional quiseram falar após a líder
À entrada para o Conselho Nacional, Passos Coelho disse esperar que a reunião fosse "um ponto alto na fase má em que estamos e que seja um ponto de orientação e clarificador". Questionado sobre se ia reivindicar eleições directas no partido, Passos frisou que cabe a "Manuela Ferreira Leite e à direcção dizer a primeira palavra sobre o assunto". Pouco depois sentou-se na primeira fila, quase em frente à líder do PSD, ladeado por Miguel Relvas e António Nogueira Leite.
O Conselho Nacional foi muito concorrido. A direcção nacional compareceu em peso, incluindo o primeiro vice-presidente de Ferreira Leite, Rui Rio. O grande ausente, até à hora de fecho desta edição, foi o eurodeputado Paulo Rangel, que é visto como um potencial futuro candidato à liderança social-democrata. Talvez porque soubesse que após reunião seria mais calma, depois de Ferreira Leite satisfazer a pressão dos seus opositores para esclarecer o momento em que tenciona abrir o processo de sucessão.
Só Pedro Passos Coelho prestou declarações aos jornalistas à chegada. Outros notáveis do partido, como José Luís Arnaut, Nuno Morais Sarmento, Mota Amaral, Rui Machete e os líderes das distritais de Lisboa e do Porto, respectivamente, Carlos Carreiras e Marco António Costa entraram discretos no CN e alguns deles preparavam-se para intervir.
Lá dentro, o principal adversário dactual direcção do PSD afirmou que é "preciso começar a mudar" e preparou uma "radiografia" dos erros cometidos que explicam como o partido chegou aos 29% nas legislativas, quando exstiu a perspectiva política de conquistar o poder ao PS de José Sócrates. Na sua opinião, "é mau sinal" se a ambição do PSD é ficar neste patamar.
Outras vozes críticas da actual lidrança, incluindo as dos presidentes das distritais de Lisboa e Porto, respectivamente Carlos Carreiras e Marco António Costa, preparavam intervenções críticas durante a noite e madrugada, numa reunião que prometia, no rescaldo do ciclo eleitoral, ser muito acesa.
Durante a manhã, Manuela Ferreira Leite disse esperar uma reunião "pacífica". Mas a acalmia dependia muito do que tivesse para dizer aos conselheiros nacionais que esperavam uma palavra sobre o futuro da liderança.
O DN sabe que a questão da futura presidência da Asssociação Nacional de Municípios, que tem sido liderada pelo presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, também era um dos assuntos a ser levantado no CN. Isto porque, o próprio Ruas, que foi mandatário nacional de Pedro Passos Coelho nas directas de 2007, se queixou que esperava "um sinal" da liderança do partido para avançar. O sinal, pelos vistos, não foi dado. in "http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1398952
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
"A MINHA RUA"
Disponível a partir do Portal do Cidadão, “A Minha Rua” é um projecto de participação cívica que permite o envolvimento activo do cidadão na gestão da sua rua ou bairro, comunicando as mais variadas situações relativas a espaços públicos (desde iluminação, jardins, veículos abandonados, etc.) e sugerindo melhorias directamente à respectiva Câmara Municipal.
Com fotografia ou apenas em texto, todos os relatos são encaminhados para a autarquia seleccionada. A plataforma permite, ainda, consultar a evolução do tratamento dado ao caso, pelo que o cidadão é informado através de e-mail assim que a situação fica resolvida.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
domingo, 18 de outubro de 2009
Cemitério de Cernache sem coveiro
É bastante triste e desolador, saber que o Cemitério Paroquial de Cernache não tem coveiro.No mandato anterior havia dois coveiros no cemitério de Cernache. Eram eles o Sr. Joaquim (Quim), e o Sr. Mário (Espadana).
Acontece que este Executivo CDU “ dispensou ou despediu” estes dois trabalhadores, ficando o cemitério de Cernache sem ninguém permanente, para cuidar do cemitério e acontecer como aconteceu recentemente, que com o aluimento de terras num covato recente, quase se via a urna. Quase me atreveria a dizer, que é um caso de saúde pública.É lamentável que uma freguesia como esta, não tenha um coveiro fixo para cuidar do cemitério que está constantemente a necessitar de cuidados inadiáveis e permanentes, que exigem uma maior precaução por parte daqueles que têm responsabilidades públicas.
sábado, 17 de outubro de 2009
NÚMEROS DE POLICIA
Ora é sabido que uma das atribuições e obrigações da Junta de Freguesia é atribuir os números de polícia, nas ruas onde não existam e até como nos Executivos anteriores, “fornecer” os mesmos números pela Autarquia. (E eu, que pensava que a Junta já tinha feito este trabalho importante, nestes 4 anos de mandato e que as ruas da nossa terra, já tinham todas números).
Desta forma, presta-se um serviço publico bem organizado, em que as ruas têm número de policia e estes são todos da mesma espécie, dando assim uma imagem de boa organização e gestão da “coisa pública”
É um serviço publico que se presta à comunidade local, mas de facto praticamente não se vê, não é vistoso, (não dá votos), mas dá uma qualidade de vida melhor aos munícipes que a habitam.
O primeiro candidato laranja à sucessão de Ferreira Leite
Quais são as propostas programáticas de Passos Coelho?Quais são as propostas programáticas de Passos Coelho, o único candidato já assumido à sucessão de Manuela Ferreira Leite, para o Governo do país? O SEMANÀRIO recorda as opções estratégicas defendidas por Passos Coelho quando, em Maio de 2008, disputou a liderança laranja com a própria Ferreira Leite e Pedro Santana Lopes. Um documento que, mesmo necessitando de actualização, já que surgiu antes da crise mundial de Setembro de 2008, e novos complementos, já que não foi apresentado para uma disputa nacional, abre luz sobre as ideias principais do candidato. Passos Coelho defende a redução da despesa pública, a descida dos impostos, a flexibilidade da legislação laboral e o apoio prioritário às PME, quatro esteios de cunho liberal onde se distingue do PSD. Em relação à regionalização, e sem fechar a porta a esta reforma, Passos Coelho prefere apostar no aprofundamento de um modelo de desconcentração e descentralização, no quadro administrativo vigente, o que também o distancia do PS. Em matéria de costumes, Passos Coelho não se opõe ao casamento dos homossexuais, o que o aproxima do PS e das posições mais modernas, defendidas áquem e além fronteiras.sexta-feira, 16 de outubro de 2009
RESULTADOS ELEITORAIS PARA A ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE CERNACHE, POR MESAS, EM 11 DE OUTUBRO DE 2009


Ao fazer "dounload" do documento exposto, dos resultados eleitorais de 11 de Outubro de 2009 que está exposto num dos sites da Junta, sái impresso o documento de cima com data anterior às eleições autárquicas. O primeiro tem interesse o segundo (o de baixo) acho que está "fora do contexto". Estarei errado?

"A coligação “Por Coimbra” é detentora de 30 dos 64 assentos da Assembleia Municipal.
Catorze mandatos correspondem à eleição directa daquele órgão fiscalizador da Câmara e 16 são inerentes às presidências de outras tantas juntas de freguesias.
No quadriénio 2006/09, a coligação formada pelo PSD, CDS/PP e PPM desfrutou de metade dos assentos da AM, situação que lhe conferia vantagem tangencial devido ao voto de qualidade de Manuel Porto.
A coligação de Centro-Direita perdeu a liderança da Junta de freguesia de Lamarosa para o PS e também conquistou menos um mandato na eleição directa dos membros da Assembleia Municipal.
O Partido Socialista usufrui de mais dois assentos, a CDU perdeu um (tendo mantido a liderança em cinco juntas de freguesias), o Bloco de Esquerda manteve os dois mandatos que possuía e o advogado Rodrigo Santiago (associado à candidatura de Pina Prata à Câmara) ingressa pela primeira vez na Assembleia Municipal.
A distribuição dos assentos na AM confere 30 à coligação “Por Coimbra”, 22 ao PS, nove à CDU e dois ao Bloco.
A coligação de Centro-Direita manteve as presidências das seguintes juntas: Santo António dos Olivais, São Martinho do Bispo, São Martinho de Árvore, Taveiro, Trouxemil, Souselas, Torre de Vilela, São Paulo de Frades, Eiras, Antanhol, Almalaguês, Ceira, Santa Clara, Santa Cruz, Sé Nova e Almedina.
O PS juntou a de Lamarosa às de São Silvestre, Arzila, Ribeira de Frades, Antuzede, Vil de Matos, Botão, Brasfemes, São Bartolomeu e Assafarge.
A CDU manteve as presidências das juntas de Ameal, São João do Campo, Cernache, Castelo Viegas e Torres do Mondego".
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
ILUMINAÇÃO
CONCLUSÃO RÁPIDA DOS RESULTADOS, DAS ELEIÇÕES NACIONAIS 2009
AS LEGISLATIVAS GANHOU O PS
AS AUTÁRQUICAS GANHOU O PSD
O CDU GANHOU UMA DERROTA
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
PARA QUE SERVE UM BLOG ?
terça-feira, 13 de outubro de 2009
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
"Deslocação de Terras"
Logo de manhã, verifiquei que se tinha "deslocado" uma "vila" do Alentejo. Fiquei espantado! interroguei-me. Será Alcoutim, Aljustrel, Moura?. Não.
Afinal, era mesmo Cernache, a 10 quilómetros de Coimbra".
domingo, 11 de outubro de 2009
RESULTADOS ELEITORAIS DE 11 DE OUTUBRO DE 2009 NAS AUTÁRQUICAS PARA A JUNTA DE FREGUESIA DE CERNACHE
Numa análise rápida e quente aos resultados do PSD Cernache,verificou-se aquilo que eu vinha dizendo. Para ganhar em Cernache tem que se ter uma filosofia diferente, não de trabalho, mas de esconder a verdade, como utilizou a CDU e também não ter o Presidente da Câmara de Coimbra a fazer de nós (PSD) adversários politicos e fazer as "obras de encher o olho" à CDU em vésperas de eleições.sábado, 10 de outubro de 2009
ESTA RUA NÃO FOI LIMPA EM 4 ANOS DE MANDATO DA CDU, COMO MOSTRAM AS FOTOS TIRADAS HOJE, ABAIXO
Assinam por baixo o documento os três ex-Presidentes de Junta: O Sr. Macedo, O Sr. Narcindo e o Sr. Fernando Tenente.
Pela minha parte, também faço das palavras dessas pessoas sérias e publicas, as minhas palavras.
PAÇO A EDITAR O TEXTO:
No próximo dia 11 de Outubro, os cidadãos/eleitores da Freguesia de Cernache, vão escolher a equipa, que vai presidir aos destinos da Freguesia de Cernache, nos próximos quatro anos.
Nesta escolha, estará também em causa a apreciação que os eleitores têm, acerca do trabalho desenvolvido por este executivo, que agora termina o seu mandato.
Ë sobre a forma como decorreu (ou não?!) este mandato, que, como cidadãos empenhados no desenvolvimento da nossa Freguesia, e com responsabilidades directas pelos executivos anteriores, a que tivemos a honra de presidir, que nos é exigido o
dever, de REPOR ALGUMAS VERDADES, que o actual Presidente da JFC, supostamente pretende apagar.
A propósito das afirmações proferidas pelo Sr. Presidente da JFC, em entrevista oportunamente concedida a um órgão comunicação social, bem como da informação de campanha distribuída pela CDU na Freguesia de Cernache, não podemos estar mais de acordo, ou seja agora, vive-se muito melhor na Freguesia de Cernache!
A qualidade de vida das populações, é uma realidade, e resulta da concretização de obras estruturantes, que foram realizadas
na Freguesia de Cernache nos últimos mandatos (há 15/16 anos a esta parte).
Só trabalhando com uma Visão de futuro, elaborando projectos e planificando a médio e longo prazo, é possível obter resultados como os que se realizaram naquele período, e que até o Sr., Presidente da JFC consegue descortinar.
Só que, o Sr. Presidente da JFC, não disse toda a verdade, ou seja, tentou passar a mensagem à população da Freguesia que, por artes mágicas, esta mudança, foi obra sua, o que, como todos sabemos, NÃO É VERDADE!!!!
Vamos então falar verdade, e pensar nas obras estruturantes, responsáveis pela transformação da Freguesia de Cernache:
- Aquisição do terreno para construção da sede da Junta de Freguesia e Posto Médico
- Elaboração do projecto e execução da actual sede da Junta de Freguesia de Cernache
- Elaboração do projecto e execução do Posto Médico de Cernache
- Passagens desniveladas e caminhos paralelos na Freguesia
- Saneamento Básico na Freguesia e construção da ETAR — 1 Fase
- Saneamento Básico _2* e 3* Fases
- Remodelação da Rede de Aguas
- Colocação de um Balcão Multibanco no Largo de Cernache
Estas são algumas das obras estruturantes realizadas por executivos a que tivemos a honra de presidir, em que a CDU e o Sr. Presidente, não tiveram qualquer participação.
— Construção do Museu do Moinho — obra fundamental no contexto cultural da Freguesia, (caso lhe seja dado devido aproveitamento), em que a decisão da aquisição, elaboração do projecto e inicio das obras são da responsabilidade de executivos anteriores, e concretizadas pelo actual executivo, com o que nos congratulamos.
O Sr. Presidente da JFC tem tentado esconder esta realidade; compete-nos avivar a memória e repor a verdade. E esta, acreditem, é a VERDADE DOS FACTOS!
NOS executivos em que participamos, partilhamos a gerência da Junta com outras forças políticas, aproximamos os programas e realizamos obra, graças à boa convivência democrática, que partilhamos; o actual executivo, pelo contrário, dispôs de condições únicas para realizar obra, graças à postura dos eleitos do Partido Socialista, que lhe permitiram constituir executivo com todos os seus elementos, bem como a própria presidência da Assembleia de Freguesia. NAO MERECERAM! Limitaram-se a realizar um conjunto de pequenas obras, algumas até já estão deterioradas, sem qualquer programação nem visão estratégica para o futuro da Freguesia de Cernache.
Por tudo o que foi dito, é nossa convicção que o executivo CDU, NÃO MERECE CONTINUAR.
Por estas e outras tantas razões, apoiamos a lista do Partido Socialista. Porque têm um projecto e uma visão estratégica para
Freguesia e constituem uma verdadeira equipa de trabalho, rodeada de técnicos em várias áreas que constituem uma mais valia para o executivo; porque, se ganharem as eleições, há toda a garantia da continuidade do trabalho, que a CDU entretanto interrompeu.
No próximo dia 11, vamos escolher se queremos à frente da Junta de Freguesia gente com ambição, com estratégia, capaz de retomar o desenvolvimento que já foi conseguido, ou se queremos ter mais quatro anos de pequenas obras, sem regras e sem qualidade."

sexta-feira, 9 de outubro de 2009
PARA QUE SERVE UM BLOG ?
SEMPRE VALE MAIS TARDE,QUE NUNCA.
sábado, 3 de outubro de 2009
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
sábado, 26 de setembro de 2009
VEJAM A COERÊNCIA DA JUNTA DE CERNACHE NA DEFESA DO PATRIMÓNIO
sábado, 12 de setembro de 2009
FOTOS DAS PESSOAS À LISTA DO PSD À FREGUESIA DE CERNACHE
Estou contente por vêr aqui as pessoas de verdade. O cabeça de lista até mostra a sua infância na terra que o viu nascer.Tem essa honra pois é de cá, não é de fora. É pêna não estarem aqui alguns retratados, mas compreendo que não cabe para todos. Não somos como a CDU de Cernache que pôe lá o filho a filha etc. etc., para dar a impressão que é muita gente.quarta-feira, 9 de setembro de 2009
PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS PELA CDU NESTES 4 ANOS 2005 A 2009 NA JUNTA DE FREGUESIA DE CERNACHE
PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS:1-Exigir o cumprimento da promessa de alargamento e pavimentação da Estrada do Cimo do Olival em Cernache.
2-Regular o transito dentro de Cernache e criar parques de estacionamento .
3-Reclamar a extensão dos SMTUC à Freguesia de Cernache.
4-Construção de abrigos nas paragens de autocarros onde não existam .
5-Comprometemo-nos a limpar as ruas de toda a freguesia .
6-Reclamar mais médicos e enfermeiros para a extensão de Cernache.
7-Reclamar um melhor plano de vacinação para as crianças da freguesia .
8-Trabalhar para a criação de um Centro de Dia .
9-Compromisso de reunião do executivo em todos os lugares da freguesia, aberta a moradores para apresentação de propostas e necessidades.
10-Ouvir os moradores antes de apresentar protocolo à Câmara.
11-Defender a instalação de serviços bancários .
12-Trabalhar para a construção de uma piscina .
13-Levar a cabo a rota dos moinhos.
14-Dinamizar a biblioteca e sala de leitura .
15-Defender a criação de Jardins de Infância e ATLs na freguesia.
16-Promover a criação de parques infantis e espaços verdes nos vários lugares da freguesia.
17-Conservar e embelezar as Escolas da Freguesia.
18-Apoiar o levantamento histórico e cultural da freguesia.
19-Reclamar o apoio à recuperação de prédios degradados.
20-Defender a revisão do PDM, após discussão com os moradores da Freguesia.
EM SUMA, QUASE NADA FOI FEITO DE TODAS AS PROMESSAS FEITAS.O ALARGAMENTO DO CEMITÉRIO FOI A CAMARAO MOINHO FOI TRABALHO TODO DO EXECUTIVO ANTERIORO CAMPO RELVADO É DA RESPONSABILIDADE E DESPESA DA CÂMARAONDE ESTÃO AS GRANDES OBRAS PROMETIDAS DESTA JUNTA?É PRECISO ESCLARECER AS PESSOAS. ESTA JUNTA NADA FEZ POR NÓS TODOS. A FREGUESIA DE CERNACHE PRECISA DUMA GRANDE JUNTA DE OBRAS DE FUNDO E NÃO UMA MERA MANTA DE RETALHOS DE PESSOAS QUE NAO TEM ESTALECA PARA O PROGRESSO DA TERRA.COMPAREM COM OS EXECUTIVOS ANTERIORES E VEJAM.............
domingo, 6 de setembro de 2009
NEM TODOS EM CERNACHE USAM ESTA LINGUAGEM
(in Diário das Beiras de de 03 de Junho de 2009)É certo que o Executivo da Junta (CDU) usa a demagogia e a mentira para retirar dividendos politicos, porque a verdade é que o povo de Cernache não vai à perna do "Encarnação, pelo menos a maioria votou nele e não no candidato da CDU.É óbvio que o que o jornal diz é mais uma afirmação sectária e mentirosa do Presidende da Junta de Freguesia de Cernache, pois ninguém vai às "pernas" do Presidente da Câmara. Cernache é terra de pessoas de bem cuja maioria não se identifica com estas "afirmações ou ameaças" dum autarca.
Se fôsse assim,muitas pessoas já estavam à perna do presidente da junta de Cernache, pois pelas promessas feitas à 4 anos e não concretizadas nesta altura no final de mandato "já estava sem pernas", tais as promessas feitas e não concretizadas.Bom seria que quando fala para "fora" tivesse mais "tento" na lingua e nas palavras, pois dão a imagem de inconsistencia e insegurança, por parte daqueles que têm alguma responsabilidade na freguesia.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
PSD/CDS-PP/ PPM
Coligação "Por Coimbra"
Para a Câmara Municipal a coligação do PSD/CDS-PP/PPM apresenta, Carlos Encarnação. Na lista surgem ainda os nomes de João Paulo Melo, Maria Azevedo Santos, Paulo Leitão, Luís Providência e Maria Castelo-Branco.
Candidatos
Assembleia Municipal :
Manuel Porto é o primeiro candidato à Assembleia Municipal, secundado por Maló de Abreu, Anabela Correia, Carlos Silva, Miguel Queiroz, Maria Moura Ramos, Vasco Cunha, Moisés Silva, Olinda Rio e Filipe Vítor.
Como cabeças-de-lista às assembleias e juntas de freguesia, a coligação “Por Coimbra” candidata Vítor Costa, em Almalaguês; Palmira Pedro (Almedina); Paulo Mendes (Ameal); José Nunes Filipe (Antanhol); Gualter Lucas (Antuzede), Carlos Pocinho (Arzila); Gabriela Patrício (Assafarge) Constantino Pinho (Botão; António Lopes (Brasfemes); António Manuel (Castelo Viegas); José Luís Vicente (Ceira); Francisco Lemos (Cernache); Filomena Santos (Eiras); Filipe Pascoal (Lamarosa); José Manuel Silva (Ribeira de Frades); José Simão (Santa Clara); Pinto dos Santos (Santa Cruz); Francisco Andrade (Santo António dos Olivais); Carlos Silva (S. Bartolomeu); Carlos Alberto Geria (S. João do Campo); Manuel Peixoto Ferreira (S. Martinho de Árvore); Antonino Moura Antunes (S. Martinho do Bispo); Hélio Sérgio Paulino (S. Paulo de Frades); António Salgado (S. Silvestre), Helder Abreu (Sé Nova); João Pardal (Souselas); José Maria Barroca (Taveiro); Ricardo Rodrigues (Torre de Vilela); Paulo Serra (Torres do Mondego); Artur Ferreira (Trouxemil) e Joaquim Baptista Ferreira (Vil de Matos).
sábado, 1 de agosto de 2009
AUTARQUIA DE CERNACHE,DEIXA AO ABANDONO MONUMEMTO
quinta-feira, 9 de julho de 2009
PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS PELA CDU NESTES 4 ANOS 2005 A 2009 NA JUNTA DE CERNACHE

AQUI VÃO ELAS:
1-Exigir o cumprimento da promessa de alargamento e pavimentação da Estrada do Cimo do Olival em Cernache.
2-Regular o transito dentro de Cernache e criar parques de estacionamento .
3-Reclamar a extensão dos SMTUC à Freguesia de Cernache.
4-Construção de abrigos nas paragens de autocarros onde não existam .
5-Comprometemo-nos a limpar as ruas de toda a freguesia .
6-Reclamar mais médicos e enfermeiros para a extensão de Cernache.
7-Reclamar um melhor plano de vacinação para as crianças da freguesia .
8-Trabalhar para a criação de um Centro de Dia .
9-Compromisso de reunião do executivo em todos os lugares da freguesia, aberta a moradores para apresentação de propostas e necessidades.
10-Ouvir os moradores antes de apresentar protocolo à Câmara.
11-Defender a instalação de serviços bancários .
12-Trabalhar para a construção de uma piscina .
13-Levar a cabo a rota dos moinhos.
14-Dinamizar a biblioteca e sala de leitura .
15-Defender a criação de Jardins de Infância e ATLs na freguesia.
16-Promover a criação de parques infantis e espaços verdes nos vários lugares da freguesia.
17-Conservar e embelezar as Escolas da Freguesia.
18-Apoiar o levantamento histórico e cultural da freguesia.
19-Reclamar o apoio à recuperação de prédios degradados.
20-Defender a revisão do PDM, após discussão com os moradores da Freguesia.
EM SUMA, QUASE NADA FOI FEITO DE TODAS AS PROMESSAS FEITAS.
O ALARGAMENTO DO CEMITÉRIO FOI A CAMARA
O MOINHO FOI TRABALHO TODO DO EXECUTIVO ANTERIOR
O CAMPO RELVADO É DA RESPONSABILIDADE E DESPESA DA CÂMARA
ONDE ESTÃO AS GRANDES OBRAS PROMETIDAS DESTA JUNTA?
É PRECISO ESCLARECER AS PESSOAS. ESTA JUNTA NADA FEZ POR NÓS TODOS. A FREGUESIA DE CERNACHE PRECISA DUMA GRANDE JUNTA DE OBRAS DE FUNDO E NÃO UMA MERA MANTA DE RETALHOS DE PESSOAS QUE NAO TEM ESTALECA PARA O PROGRESSO DA TERRA.
COMPAREM COM OS EXECUTIVOS ANTERIORES E VEJAM.............
sábado, 4 de julho de 2009
Eleições Autárquicas e Legislativas com Datas marcadas
As datas dos dois próximos actos eleitorais já estão marcadas. O Governo anunciou, no dia 26 de Junho, que as eleições autárquicas se vão realizar no dia 11 de Outubro. No dia seguinte, o Presidente da República, Cavaco Silva, fixou a data das eleições legislativas para 27 de Setembro.
O final de Setembro e início de Outubro ficam marcados por dois actos eleitorais. O Governo decidiu marcar a data das eleições autárquicas para o próximo dia 11 de Outubro, justificando a escolha como sendo a “data que foi referida nas preferências de todos os partidos políticos que, nos termos da lei, foram previamente ouvidos sobre esta matéria”.
Quanto às eleições legislativas, Cavaco Silva agendou o dia 27 de Setembro para a sua realização. O Presidente da República aproveitou o anúncio para apelar a que as campanhas eleitorais decorram “com serenidade e com elevação e que sejam discutidos os problemas reais que afectam os portugueses”.
Cavaco Silva apelou ainda ao dever de voto de todos os cidadãos “pois está em causa o seu futuro e o futuro de Portugal”.
Data: 29-06-2009
Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com Portal do Governo
quinta-feira, 2 de julho de 2009
ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU
No passado dia 7 de Junho, dia de eleições europeias, os membros da mesa de voto, ao entrarem, na escola de Vila Pouca, secção de voto 2 B, para cumprirem a respectiva função deparam-se com uma situação digna de um qualquer país africano ainda a experimentar o processo eleitoral democrático.
Uma sala sem mesas sem cadeiras e muito lixo. Não fosse a urna no chão e poder-se-ia pensar que afinal todos nos enganámos e que isto das eleições não era para ali chamado.
Quem foi de facto chamado foi Sua Ex.ª o Sr. Presidente da Junta de Freguesia que repetidamente não atendeu aos muitos telefonemas, só se dignando a aparecer já os presentes se terem aprontado a trazer mesas e respectivas cadeiras de outra escola e de um café próximo.
Ainda assim Sua Ex.ª demarcou-se prontamente da situação justificando-se com o facto de que no que concerne á escola a responsabilidade está a cargo da Câmara Municipal de Coimbra e no que concerne ao lixo essa responsabilidade pertence ao PSD visto que e cito “são vocês que estão na Câmara”.
Estes dilates causaram bastante surpresa nos presente ao que Sua Ex.ª também, não foi indiferente pelo que e para não dar parte fraca afirmou “arranjem lá uma mulher que a Junta paga!”.
Entretanto com esta situação a decorrer alguém se esqueceu de abrir o cemitério, e não havendo alternativa á entrada pelo portão, cada qual teve que usar da respectiva condição física para poder saltar o muro e cuidar dos seus entes queridos que entretanto já se finaram. Todos podemos tirar uma grande lição de vida, se alguma coisa pode correr mal, irá correr e na pior altura portanto aqui fica o conselho para sua Ex.ª deitar cedo e cedo erguer ………… e Quem vai para o mar………. enfim que bom seria se aqueles que instituídos pelo povo estivessem á altura das responsabilidades que lhes foram confiadas democraticamente.
José Gomes
Vila Pouca de Cernache
quinta-feira, 25 de junho de 2009
sexta-feira, 12 de junho de 2009
RESULTADOS DAS ELEIÇÕES DE 7 de JUNHO PARA O PARLAMENTO EUROPEU
Lugares por grupo político
Quadro recapitulativo
Afluência às urnas
Distribuição homens/mulheres
Lista provisória de deputados eleitos
Resultados por partido nacional - Provisórios 08 de Junho de 2009 às 13:31 CEST
Aceder à versão texto
Resultados das Eleições Europeias 2009

PORTUGAL Votantes: 3.554.931 eleitores; Abstenção: 5.934.346; Brancos: 164.791; Nulos: 71.119;
PSD: 1.126.119;
PS: 944.795;
BE: 381.634;
CDU: 379.000;
CDS-PP: 297.698;
MEP: 52.895; PCTP/MRPP: 43.063; MPT: 23.354; MMS: 21.640; PH: 16.940; PPM: 13.767; PNR: 13.022; POUS: 5.094.












