Na verdade este texto é extraido do blog de Cernache, mas do Bonjardim.
Também nesta Cernache, mas dos alhos e das cebolas, se poderia criar a Confraria, sei lá da borôa de milho ou tôrta, da chanfana, etc. etc. do tempo da minha avó. Sei lá!.Temos muitas coisas aqui que nos unem e não nos afastam.
Do blog de Cernache do Bonjardim,(http://www.pinhaldigital.com/200907111620/Economia-e-Negocios/confraria-do-caracol-em-cernache.html):
"Está oficialmente criada a Confraria do Caracol, que vai ter sede em Matos do Pampilhal, Cernache do Bonjardim. Este é um projecto pensado há três anos, por Belmiro Domingos, mas só agora materializado. A escritura também está feita e já há estatutos.
Neste momento estão a ser criadas as fardas, uma vez que a cerimónia de entronização acontece no dia 19 de Julho, a partir das 11h30, na igreja do Seminário das Missões, em Cernache.
A Confraria, única dedicada ao caracol em Portugal, tem como objectivos defender o caracol, prestigiar a helicicultura e a sua gastronomia.
O grão-mestre da confraria será nomeado no dia da entronização. Os outros órgãos serão encontrados mais tarde.
O patrono da confraria é São Nuno Álvares Pereira. A confraria madrinha é a Confraria do Azeite do Fundão. Belmiro Domingos justifica que algumas receitas de caracol, nomeadamente frito e à pescador levam azeite na sua confecção, logo a Confraria do Caracol e a do Azeite “casam” muito bem.
As confrarias convidadas são a Confraria das Ortigas (Fornos de Algodres), Confraria dos Nabos (Mira), Confraria das Saínhas (Vagos, Aveiro) e Confraria do Maranho (Sertã). Na cerimónia vai estar ainda o Grupo Polifónico de Calvão (Vagos), bem como outras individualidades e convidados.
Faz também parte da cerimónia uma romagem até à estátua de São Nuno, onde será cantado o Hino Nacional. O grupo segue em desfile desde o Clube Bonjardim até à estátua.
A confraria já tem 24 sócios efectivos (com direito a farda). Em breve terá sócios honorários (com um estatuto diferente).
No dia da entronização são esperadas muitas pessoas em Cernache. Do Porto vem um autocarro com apreciadores de caracol, que aproveitam para dar uma volta pela região e conhecer os pontos turísticos. É que como diz Belmiro Domingos, a Confraria tem também como objectivo dar a conhecer as potencialidades paisagísticas e gastronómicas da região e atrair visitantes.
Feira do Caracol traz 12 receitas
Cernache do Bonjardim recebe de 10 a 26 de Julho a 4ª edição da Feira do Caracol gastronómica, que acontece no exterior do Clube Bonjardim. Trata-se de um evento único no país.
Caracol tradicional cozido (pequeno), caracol à Dom Nuno Álvares Pereira, caracoleta à helicultor, omeleta de caracol, fondue de caracol, escargot à francesa, caracol à pescador, caracol com caril, sopa de caracol e caracol frito são as 12 receitas que o visitante poderá degustar, todas elas criados por Belmiro Domingos, mentor da feira, que refere que o caracol já está enraizado em Cernache e tem perspectivas de ser ainda mais consumido na região, que é também um objectivo da feira, a maior realizada no pais dedicada ao caracol. Durante 16 dias passam pelo local milhares de pessoas, que se maravilham com as 12 receitas de caracol com que Belmiro prenda os clientes. O caracol é confeccionado no momento, sempre acompanhado pela cerveja fresquinha.
Belmiro Domingos tem percorrido o país a realizar feiras do caracol. Este ano já esteve em Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Covilhã e agora Cernache. Segue-se Figueiró dos Vinhos, Covilhã, Viseu, Porto e Barcelona. Em Barcelona vai participar, durante dois fim-de-semana numa feira do caracol. É a primeira vez que leva a feira do caracol para fora do país.
O projecto das feiras do caracol iniciou-se há 20 anos. Belmiro Nunes é o único no país a levar a cabo um evento destes, de forma itinerante, ou seja, percorre o país numa velhinha carrinha, realizando feiras aqui e ali.
“Há cinco anos apostei forte na divulgação do caracol e tem sido um sucesso”, salienta, acrescentando que este é um trabalho que exige muita transpiração e paixão. Refira-se que Belmiro é um estudioso do caracol, quer no aspecto da sua criação(helicicultura) quer da sua confecção. Tem lido tudo o que encontra sobre o caracol.
A Feira do Caracol de Cernache resulta de uma parceria entre Belmiro Domingos e o Clube Bonjardim".
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


Sem comentários:
Enviar um comentário